quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Guilhermoso Wild Chicken, a lifestyle

Essa é a figura mais intrigante do rock nacional, sem sombra de dúvidas. Guilhermoso Wild Chicken, ou Frango Selvagem, sempre tem uma carta na manga pra deixar o público boquiaberto.

Se o rock 'n' roll pudesse encarnar em uma pessoa, eu diria convencidamente que isso já teria acontecido com o Frango Selvagem. Ele que acreditava/acredita veemente viver nos Estados Unidos no ano de 1958 e foi um dos precursores do Rock(?)! 

frango

Hoje mesmo procurando por alguma apresentação ao vivo de guilhermoso, encontro uma entrevista com Jô Soares em 1995 (ou 1958), que me fez adorar ainda mais essa figura transcendental!



O último show que assisti de Guilhermoso Wild Chicken, foi no dia 6, numa sexta-feira, Às seis da tarde. É isso aí, seis seis seis! “6 é o Enamorado no Tarô. 6 em sânscrito está associado ao sexo. 666 é o número da Besta no Apocalipse. Sexta é o dia consagrado a Vênus-Afrodite!”, explica o Professor Guilhermoso. Professor, sim senhor, de mitologia é claro. E encarna a figura do professor melhor que qualquer juiz de futebol: Se atrapalhar a aula leva um cartão amarelo!
Nesse show dia 06 de novembro, Guilhermoso se apresentou também com seu projeto paralelo, o Desengonçalves em homenagem ao cantor Nelson Golçalves.

desengonçalves

Bom, eu mandei umas perguntas pra Guilhermoso logo depois de seu show. E por culpa dessa influência da data no cosmos e aqueles goles de cachaça, as perguntas eram só um meio de desencadear umas frases pra poder recortar e colocá-las nessa matéria, mas como sempre o Frango me impressionou e mandou uma baita entrevista de coração.
Pensei até em manipular as perguntas, que são bem bobas, pra não parecer tão ridículo perto do mestre, mas vou publicar na íntegra essa entrevista e deixar de presentinho pra vocês. E viva o Rock’n’ Roll!!!

Qual é a idéia do Guilhermoso Wild Chicken? É sempre um rock lá dos '50 com uma letra especial, ou você compõe as músicas, também?

O que acontece é que eu sempre achei que estava vivendo nos Estados Unidos na década de cinquenta, mais precisamente em 1958. Então só seria possível fazer Rock and Roll no estilo atual. É um movimento novo com grande nomes: Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richards e tantos outros... No entanto, de uns tempos para cá aconteceu algo muito curioso. Estão passando alguns flashes na minha cabeça que me fazem pensar que estou vivendo no Brasil, no final do ano de 2009 !!! Acredito que isso seja uma experiência xamânica proporcionada pelo Rock and Roll !!! Dentro desta perspectiva atemporal, novas influências vem sendo incorporadas a sonoridade da banda. As viagens no tempo e espaço me levaram a ter contato com um jovem chamado Jimi Hendrix e uma banda oriunda da Austrália, o AC/DC. São pessoas fantásticas, músicos excepcionais. É a prova que o Rock and Roll transcende os limites cotidianos de nossas percepções.

Com relação a composição das músicas da banda, sou eu que escrevo as letras e faço uma base do que quero em termos de sonoridade. Aí deixo os músicos – Loco Sosa (bateria), Odayr Baptista (Contrabaixo) e Zé América (Guitarra) – livres para colocarem suas idéias. A música vai ganhando vida própria. A criação situa-se além da nossa vontade individual, ela é um ser vivo e mutante.

Há quanto tempo você tá nessa aí? E qual foi a idéia principal?
Estou nessa desde muito, muito tempo atrás... Nessa encarnação desde a primeira vez que, provavelmente, ouvi Johnny B. Goode pela primeira vez. A música me tocou de tal forma que o meu coração me disse: “É isso. Esse é o caminho!”.

A idéia principal deste trabalho é chegar o mais próximo de uma catarse dionisíaca! Dentro do meu caminho pessoal isto é possível através do Rock and Roll. Penso que cada show é uma manifestação musical e performática da excência, do prazer der estar vivo. Para mim o Rock and Roll transcende o próprio Rock and Roll... Poderíamos usar conceitos que, na minha opinião são sinônimos: Amor, Paixão, Transcendência, Zen, Sexo... Ou seja... Rock and Roll !!!

Quanto a agenda do Frango, tem shows marcados próximos? já tocou onde aqui por São Paulo e fora? Tá disponível pra receber convites pra tocar por aí?

Neste final de ano (seja 1958 ou 2009) estamos sem nenhum show maracado. Espero que apareça algum, ainda este ano, para fechar com chave de ouro mais uma temporada. Tocamos bastante em São Paulo. Estamos sempre abertos a boas propostas de shows. Podem nos convidar!

Tem algum material online pra disponibilizar pra galera? Alguma música pra ser baixada, fora o myspace?

A nossa melhor referência na internet é o Myspace. Temos também uma página no Facebook “Guilhermoso Wild Chicken”. Estamos gravando um disco novo “Vida de Frango”. O produtor musical, Loco Sosa, que também é o baterista da banda, está fazendo um trabalho maravilhoso e tenho certeza que o resultado vai ficar excelente. É provável que este disco seja lançado no próximo ano.

E sobre o Desengonçaves, que foi um PUTA SHOW, Já acabou realmente ou ainda temos chances de presenciar mais uma apresentação maravilhosa dessa? Quais são os planos com o Desengonçalves, me fala mais sobre esse projeto...

O Desengonçalves é um projeto antigo que finalmente tomou forma este ano. Faz tempo que tocamos a música A Volta do Boêmio, que foi imortalizada na voz do magistral cantor e intérprete Nelson Gonçalves. Tinhamos vontade de colocar mais músicas que foram cantadas pelo mestre. Então, resolvemos fazer um trabalho paralelo. O nome Desengonçalves é uma homenagem ao Nelson Gonçalves. É uma releitura do seu repertório pois a sonoridade é puro Rock and Roll, mas não poderia ser diferente, pois o Nelson Gonçalves era totalmente Rock and Roll !!! Faço os vocais, o André Abujamra toca guitarra e faz a maioria dos arranjos, o Loco Sosa está na bateria e o contrabaixo é excutado pelo Odayr Baptista.

Um comentário:

  1. Sensacional. Guilhermoso é um cara fantástico. É um grande prazer conhecê-lo e ter tido a oportunidade de comemorar meu aniversário nesse dia 6 de novembro. Vida longa ao Frango!

    ResponderExcluir